Crítica: As Vantagens de Ser Invisível (2012)



As Vantagens de Ser Invisível é um filme que adapta o livro de mesmo nome do autor Stephen Chbosky, que também é diretor e roteirista do filme. O longa chegou aos cinemas americanos em setembro de 2012 e tem como elenco principal os atores Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller. Além da participação de Paul Rudd. Um filme que fala sobre juventude sem ser clichê e aborda temas delicados como depressão, preconceito homossexualidade e problemas psicológicos com muita sensibilidade.


Somo apresentados ao jovem Charlie (Logan Lerman), um garoto tímido, com dificuldades para se relacionar com outras pessoas, tem o sonho de se tornar escritor e que está prestes a começar o ensino médio. Literalmente contando os dias para esse período acabar, pois não tem amigos e sofre bullying no colégio. Charlie se sente deslocado e invisível até conhecer Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson) dois irmãos que o fazem viver novas experiências.


Elenco principal de As Vantagens de Ser Invisível

A princípio acreditei que As Vantagens de Ser Invisível não passaria de mais um drama adolescente repleto de clichês. Mas aos poucos fui surpreendidido e percebi que não, que tem algo especial nessa história contada por Stephen Chbosky. Digo aos poucos pois a história se passa durante um letivo dos personagens e durante esse ano nos são revelados traumas e anseios de cada um. É impossível não criar empatia e querer fazer parte daquele grupo de amigos.

O grande destaque do filme é o roteiro bem estruturado. O diálogos coerentes, o que valoriza a atuação do trio principal. Notamos que jovens que demonstram muita maturidade em suas conversas mas que ainda guardam alguma inocência. Afinal adolescência é uma fase de transição, cheia de descobertas e desafios.

Emma Watson em As Vantagens de Ser Invisível

O longa ainda é composto por uma trilha sonora marcante que casa perfeitamente com as cenas, com destaque para a música Heroes do David Bowie, que toda vez que ouvir certamente lembrarei da cena do túnel. A fotografia também contribui para a imersão do telespectador, trazendo um ar de retrô, que remete a época vivida pelos personagens.

O ensino médio pode ser o período mais cruel para alguns. Principalmente para os que não se encaixam um um padrão determinado e chegam ao ponto de querer ser invisível para o mundo, porque talvez assim o sofrimento seja menor que ser humilhado publicamente. Não é a toa que atravessar essa fase normalmente buscamos apoio nos amigos. Que temos uma enorme necessidade de pertencer a um grupo. Para nos proteger e aliviar um pouco a sensação de que não estamos sozinhos. Mesmo que seja no grupo dos desajustados.

Mas apesar de ser conturbada a adolescência é um momento único para todos nós. E não tem como assistir a esse filme sem sentir uma pontada de nostalgia e querer reviver, nem que por alguns instantes, essa época mágica onde tudo era novidade.  Stephen Chbosky conseguiu contar uma história bem equilibrada com humor e leveza abordando alguns temas bastante delicados com muita sensibilidade.

Título no Brasil: As Vantagens de Ser Invisível
Título original: The Perks of Being a Wallflower
Direção: Stephen Chbosky
Elenco: Logan Lerman, Emma Watson, Ezra Miller
Gênero: Drama, Romance
Ano: 2012
País: EUA
Classificação: 14 anos
Duração: 1h 43min
Nota: 10/10

Comentários